Instituto Fábio Soler » SOBRE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO

Blog

SOBRE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO

Com terapias inovadoras no cenário da saúde, Fábio Soler conta o que torna a missão de ser fisioterapeuta osteopata – ainda mais gratificante.

Equilíbrio é a palavra-chave para todo ser humano – seja no aspecto emocional, financeiro, profissional ou familiar… Mas essa condição tão básica tem sido muito difícil de ser alcançada, na atual dinâmica da sociedade. Justamente por esse motivo, a osteopatia vem se tornando mais presente na vida das pessoas. Quem pratica a osteopatia tem em mãos a possibilidade de restabelecer a relação harmoniosa do organismo, e favorecer a auto cura do corpo. Nesse sentido, o Instituto Fábio Soler mostrouse um grande passo na apresentação desta terapia e na formação de profissionais da área.

Fábio dos Santos Soler – 37 anos de idade, é o pai amoroso da Lívia – 09 anos, e pioneiro osteopata em Três Lagoas. Natural de Oswaldo Cruz, interior de São Paulo, formou-se como Fisioterapeuta Osteopata Clínico, e fez Pós-Graduação em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas. Também é Practitioner em Programação Neuro Linguística com Hipnose, e possui Formação Internacional em Microfisioterapia e Naturopatia Européia. Na adolescência, o osteopata ‘torcia o nariz’ para os números, mas se encantava nas aulas de biologia – encanto este, que foi crescendo até se tornar a base da sua profissão. “Por incrível que pareça, na época da faculdade, eu não conhecia nenhum fisioterapeuta. A primeira clínica de fisioterapia que conheci foi a da universidade, e os primeiros fisioterapeutas que tive contato foram os meus professores”.

Com o passar dos anos, Fábio sentia-se cada vez mais motivado e alimentando o sonho de ter o seu próprio consultório – com todos os recursos necessários. Após este período acadêmico, trabalhou por um ano em uma clínica convencional na cidade de Tupã SP – em 2005, até descobrir que Três Lagoas seria a cidade ideal para construir o seu legado. “Vi que a cidade estava crescendo…Vislumbrei uma oportunidade, e em janeiro de 2006 comecei a atender no município. Em 2009 eu já estava intercalando os atendimentos em Campo Grande e iniciando as aulas na AEMS – Faculdades Integradas de Três Lagoas”.

A ARTE DE ENSINAR

O osteopata, não só inaugurou o consultório dos sonhos em Três Lagoas, como também expandiu a paixão para as salas de aula. Hoje, ele atua como docente em cursos de Graduação e Pós Graduação em diversas áreas da saúde; desenvolve programas pessoais e empresariais em treinamentos especializados – Coach e PNL. E é palestrante de cursos de formação por todo Brasil. Em 2005 já lecionava cursos de massoterapia em Tupã, e de 2009 à 2018 dava aulas de fisioterapia, fisiologia e anatomia – entre outros assuntos que envolvem a saúde – na faculdade AEMS. “Sou professor de pós-graduação na EBRAFIM – Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa, que atua em 15 estados, e também Coordenador Regional da Pós-Graduação em Osteopatia. Infelizmente tive que sair do corpo docente da AEMS, porque dou aulas de especialização para muitas cidades – e também tenho uma empresa com meus próprios cursos”. Fábio também destaca que participou dos maiores eventos de Osteopatia e Fisioterapia no Brasil, um deles na cidade de Maceió – Alagoas, o segundo Congresso Brasileiro de Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa. Evento promovido pela EBRAFIM,  em parceria com a ABRAFIM – Associação Brasileira de Fisioterapia Manipulativa. “No ano passado, também participei do Congresso Nacional de Osteopatia em Salvador – rodamos o Brasil todo buscando e transmitindo conhecimento!”

“Tenho o desejo de passar as minhas experiências para outras pessoas. É preciso ter mais profissionais da área porque quando o grupo é forte, todo mundo ganha.”

INSTITUTO FÁBIO SOLER

Poucas disciplinas da área da saúde podem trabalhar com tantas outras áreas – de forma conjunta – como a osteopatia. Isso acontece porque ela tem em sua raiz metodológica, o holismo e a relação entre os sistemas, como base da sua forma de atuação. Nesse aspecto, a osteopatia – que tem como proposta otimizar a função corporal, pode estabelecer parcerias com várias especialidades da medicina.

Composto por uma equipe multidisciplinar como: psicólogos, massoterapeutas, fisioterapeutas – e com as melhores especialidades clínicas comprovadas cientificamente, o Instituto Fábio Soler é referência em tratamentos especiais – com técnicas nacionais e internacionais da fisioterapia contemporânea e das áreas terapêuticas.

Além dos atendimentos, o espaço oferece cursos com a proposta de capacitar e transmitir conhecimento de alto nível para profissionais, estudantes e público específico ou geral.

“O Instituto possui os seus próprios cursos, que vão da Massoterapia à Reprogramação Neuro Psicobiológica; temos uma sala de aula com turmas de até 20 alunos durante a semana e cursos de pós-graduação nos finais de semana – com cargas horárias de seis meses à dois anos”.

A Programação Neurolinguística (PNL), é também um dos modernos atendimentos e formações diferenciadas que o instituto oferece, gente que faz como por exemplo – o coaching. Mas, afinal… O que é a PNL? Trata-se de modelos que auxiliam a entendermos melhor como os seres humanos pensam, agem e consequentemente – se comunicam.

Desta forma, com a programação, cada um de nós se torna capaz de identificar limitações próprias e nos pacientes, e assim, traçar e alcançar objetivos. “As poderosas ferramentas, processos e estratégias de mudança da programação neurolinguística proporcionam um “impulso” ao processo de coaching permitindo trabalhos profundamente eficazes e transformadores na vida dos pacientes – em quaisquer que sejam as áreas de atuação do profissional”, pontua.

Em busca da excelência do ser humano, a PNL é considerada uma das ferramentas mais eficazes e reconhecidas por especialistas, e segundo o osteopata, é capaz de proporcionar uma maior habilidade perceptiva e desta forma, influencia diretamente na qualidade de vida de quem a estuda.

RUMO AO SUCESSO

Soler afirma que para se destacar no mercado é extremamente importante manter-se atualizado e ser curioso para as coisas que acontecem pelo mundo. Pequenas notícias do dia a dia podem impactar diretamente ou indiretamente o seu negócio, os seus clientes, ou mesmo te levar a pensar em oportunidades a curto, médio, ou longo prazo.

“O fisioterapeuta precisa estar antenado ao que está prosperando no mercado, o que a população realmente necessita. O mundo está evoluindo rapidamente – tanto como forma tecnológica, quanto informativa, e também a nível de tratamento na saúde. É imprescindível que o profissional se capacite e se especialize de uma forma diferenciada – para se destacar no mercado de trabalho e conseguir o seu espaço. Ser um bom profissional, ter o conhecimento técnico – é o básico…Mas também é preciso ter um bom relacionamento com a sua profissão e os seus pacientes; ter metas tangíveis e uma boa gestão do seu negócio”.

É notável que ele é apaixonado pela carreira, não é mesmo? No hall dos profissionais que amam a profissão, Fábio diz ter orgulho em ser pioneiro no município, por meio de uma especialidade que hoje é destaque a nível mundial – e que cresce a cada dia.

“A maior realização é o reconhecimento que eu conquistei, e além desse reconhecimento, tenho o desejo de passar as minhas experiências para os demais. Quando você está sozinho no mercado, você é muito questionado. É preciso ter mais profissionais das nossas áreas, ao nosso lado – porque quando o grupo está forte, todo mundo ganha”.

Fonte e Fotos: Matéria Publicada na Revista Rara Gente, Agosto de 2019 – www.raragente.com.br  – Páginas 76 – 78

Seja o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *