Conheça esta especialidade

O que é OSTEOPATIA

A Especialidade chamada Osteopatia é conhecida Mundialmente como um dos melhores tratamentos para as disfunções do corpo, sendo muito utilizada nos E.U.A e Europa, no Brasil vem crescendo a cada dia, sendo um tratamento eficaz para disfunções estruturais. Os hábitos diários de postura no trabalho, no lazer e nas atividades físicas são fatores moderados, não violentos embora persistentes que levam á dores e as conseqüências  na saúde geral. A Osteopatia é uma Especialidade de tratamento que visa restabelecer o equilíbrio corporal e melhora na saúde através de uma Terapia Manual, agindo em todos os tecidos (músculos, vísceras, fáscias , ligamentos e crânio- suturas, meninges membranas ) e que promove ou mantêm um melhor estado de saúde.

Está Especialidade enfatiza á origem da disfunção (á causa) e não os sintomas, assim se diferenciando dos tratamentos convencionais. A estrutura do corpo está relacionada com a sua função, isto significa que qualquer modificação na estrutura alterará, algum aspecto da função e resultará em mudanças estruturais. Embora possa parecer surpreendente muitas dessas modificações com freqüência são resultados final de mudanças biomecânicas na estrutura do corpo.


O QUE SÃO ESSAS MUDANÇAS BIOMECÂNICAS?

“São as lesões Osteopáticas. Que é uma tensão fascial onde uma articulação se fixa (bloqueia) um segmento ósseo móvel para si e o impede de mover-se no sentido oposto, ocorrendo dentro das possibilidades normais desta articulação”. Os ligamentos não são feitos para suportar uma tensão permanente, por menor que seja, então essa tensão rapidamente se torna dolorosa. É nesse quadro que se encontra as lesões Osteopáticas.

E por fim é necessário que se faça uma ultima distinção: como tudo aquilo que diz respeito ao aparelho locomotor a avaliação é feita dentro de um quadro global. O objetivo da Manipulação Osteopática é recuperar o movimento Fisiológico em áreas nas quais existe restrição ou disfunção. Ao recuperar ou melhorar a função do sistema músculo-esquelético, pode-se prever que todas as partes relacionadas se beneficiarão sejam outros componentes músculos-esqueléticos ou áreas abrangidas

pelas vias nervosas e circulatórias. Ao escolher a Técnica apropriada o Osteopata visualiza o resultado final que deseja e qual o melhor caminho para atingi-lo. A escolha será diferente em cada paciente em um mesmo paciente, a cada visita.